Dosiero:Estação Ferroviária de Vila Franca de Xira - Portugal (37158479856).jpg

Paĝenhavo ne ekzistas en aliaj lingvoj.
El Vikipedio, la libera enciklopedio

Bildo en pli alta difino((3 365 × 2 376 rastrumeroj, grandeco de dosiero: 1,64 MB, MIME-tipo: image/jpeg))

Jen dosiero de la Wikimedia-Komunejo. La priskribo en ties priskriba paĝo estas montrata suben.
La Komunejo estas dosieruja retejo de libere licencitaj dosieroj.

Resumo

Priskribo

Nas bases para o concurso do Caminho de Ferro de Lisboa à Fronteira de Espanha, publicadas em 1852, previa-se que a primeira secção, até à Estação de Santarém, transitasse junto à localidade de Vila Franca de Xira. A construção do caminho de ferro encontrou forte oposição no concelho de Vila Franca de Xira, por influência dos interesses já estabelecidos, que temiam as alterações que viriam com o desenvolvimento dos transportes. No entanto, as suas objecções foram afastadas pela exigência de meios de transporte mais adequados às novas necessidades, tendo-se assistido, com as novas vias férreas e rodoviárias, a um incremento das actividades comerciais e industriais, que transformaram o tecido social e económico na região do Baixo Ribatejo. O troço entre Lisboa e Carregado da Linha do Norte, onde esta estação se insere, foi inaugurado em 28 de Setembro de 1856. Numa tabela de 1857, esta estação aparece com o nome de Villa Franca.


Século XX Na madrugada de 14 de Janeiro de 1914, os funcionários da Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses entraram em greve, que teve repercussões em toda a rede da Companhia; umas das primeiras vítimas deste movimento foram os trabalhadores, uma vez que não se realizou o primeiro comboio da manhã, o chamado comboio operário, que seguia para Vila Franca de Xira. Em 1928, foi inaugurada a nova estação de Vila Franca de Xira, embora as obras só tenham sido concluídas em finais de 1929. Em 1939, a Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses já tinha estudado a adaptação à tracção eléctrica das Linhas de Sintra, Cintura e do Norte até Vila Franca de Xira. No entanto, os efeitos da Primeira Guerra Mundial e da Guerra Civil Espanhola, a crise económica e a concorrência do transporte rodoviário deterioram as condições financeiras da Companhia, impossibilitando a execução deste projecto, que foi suspenso após o início da Segunda Guerra Mundial. A electrificação da Linha de Sintra e da Linha do Norte até ao Carregado só foi oficialmente inaugurada em 28 de Abril de 1956. Em 1947, ocorreu um acidente ferroviário na estação de Vila Franca de Xira, que provocou várias vítimas mortais. A Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses anunciou no Diário do Governo n.º 92, III Série, de 17 de Abril de 1952, que ia iniciar uma carreira de autocarros entre as estações de Vila Franca de Xira e Vendas Novas. No final dos anos 1990, discutia-se a possibilidade de converter em subterrâneo o canal de via da Linha do Norte que atravessa a localidade, libertando a superfície para «novos espaços de lazer» e respondendo a preocupações de segurança; esta alteração era defendida pela Assembleia de Freguesia de Vila Franca de Xira e pelo P.S.D. local, enquanto que a C.P. se opunha por motivos técnicos. Ligações projectadas a outras linhas Em 1890, foi ordenada a realização de estudos para uma linha entre Vila Franca de Xira e Vendas Novas; no entanto, este projecto ficou sem efeito.

Em 1880, quando estavam em planeamento os primeiros troços da Linha do Oeste, estudou-se uma linha do Carregado a Alenquer, que seria futuramente prolongado ao Bombarral, estabelecendo desta forma uma ligação entre os dois caminhos de ferro; no entanto, Vila Franca de Xira foi apontada como um ponto de entroncamento alternativo, alegando os defensores desta última opção que impulsionaria o escoamento da produção agrícola e industrial do concelho para a Região Oeste, enquanto que no sentido contrário melhoraria o acesso dos produtos do Oeste ao cais fluvial de Xira. Depois de vários problemas na concessão, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira chegou a acordo com o governo e a Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses, tendo-se comprometido a financiar a construção, com a condição da linha começar em Vila Franca; no entanto, este projecto não avançou, embora tenha sido discutido posteriormente em 1923, no I Congresso Ribatejano, no qual participou uma delegação de Vila Franca, no II Congresso Ribatejano, em 1928, e numa reunião de municípios em Peniche em Fevereiro de 1930, no qual se defendeu o entroncamento em Vila Franca.https://pt.wikipedia.org/wiki/Esta%C3%A7%C3%A3o_Ferrovi%C3%A1ria_de_Vila_Franca_de_Xira
Dato
Fonto Estação Ferroviária de Vila Franca de Xira - Portugal 🇵🇹
Aŭtoro Vitor Oliveira from Torres Vedras, PORTUGAL
Pozicio de la fotilo38° 57′ 19,42″ No, 8° 59′ 11,92″ Ok Kartographer map based on OpenStreetMap.Tiu cxi bildo kaj pliaj sur OpenStreetMapinfo

Permesiloj:

w:eo:Creative Commons
atribuite samkondiĉe
Ĉi tiu dosiero estas disponebla laŭ la permesilo Krea Komunaĵo Atribuite-Samkondiĉe 2.0 Ĝenerala.
Vi rajtas:
  • kunhavigi – kopii, distribui kaj publikigi la verkon
  • aliigi – modifi, adapti, kompletigi, transformi, uzi la tutan verkon aŭ ties partojn, memstare aŭ en aliaj verkoj
La verko rajtas esti kunhavigata nur:
  • atribuite – Vi devas atribui aŭtorecon, liveri ligilon al la permesilo kaj marki ĉu ŝanĝoj estis faritaj. Faru tion en aprobinda maniero, tamen ne sugestante, ke permesinto aprobas vin aŭ vian uzon.
  • samkondiĉe – Se vi rekombinas la verkon, transformas ĝin aŭ kreas devenaĵon bazitan sur ĝi, vi rajtas distribui la rezultan verkon nur laŭ la sama aŭ kongrua permesilo kompare kun ĉi tiu.
This image was originally posted to Flickr by Portuguese_eyes at https://flickr.com/photos/21446942@N00/37158479856 (archive). It was reviewed on la 14-a de majo 2019 by FlickreviewR 2 and was confirmed to be licensed under the terms of the cc-by-sa-2.0.

la 14-a de majo 2019

Titoloj

Donu unulinian priskribon de la enhavo de ĉi tiu dosiero

Eroj prezentitaj en ĉi tiu dosiero

montras

38°57'19.422"N, 8°59'11.918"W

0,00125 sekundo

f-number angla

4,5

28 milimetro

ISO speed angla

400

image/jpeg

Dosierhistorio

Alklaku iun daton kaj horon por vidi kiel la dosiero tiam aspektis.

Dato/HoroBildetoGrandecojUzantoKomento
nun22:03, 14 maj. 2019Bildeto por versio ekde 22:03, 14 maj. 20193 365 × 2 376 (1,64 MB)TmTransferred from Flickr via #flickr2commons

La jena paĝo ligas al ĉi tiu dosiero:

Metadatumoj