Dosiero:Convento do Louriçal - Portugal (29148195048).jpg

Paĝenhavo ne ekzistas en aliaj lingvoj.
El Vikipedio, la libera enciklopedio

Bildo en pli alta difino((2 526 × 3 958 rastrumeroj, grandeco de dosiero: 1,2 MB, MIME-tipo: image/jpeg))

Jen dosiero de la Wikimedia-Komunejo. La priskribo en ties priskriba paĝo estas montrata suben.
La Komunejo estas dosieruja retejo de libere licencitaj dosieroj.

Resumo

Priskribo

A construção do convento do Louriçal está intimamente ligada ao célebre roubo da igreja de Santa Engrácia, em Lisboa e a Maria de Brito, mais tarde conhecida sob o nome de Maria do Lado.

Na véspera do roubo de Santa Engrácia, Maria de Brito, teve uma revelação – em êxtase, viu a paixão e a morte de Cristo o qual lhe confiou que Ele seria de novo crucificado em Portugal pelos judeus. Revelação essa que o seu confessor, frei Bernardino das Chagas, interpretou como um sinal premonitório dos acontecimentos surgidos em Lisboa.

Será com esta revelação que, Maria de Brito, num desígnio Divino, se sente incitada a viver em comunidade e a convidar algumas pessoas de vida exemplar, com as quais, em união espiritual, se consagrasse à adoração do Santíssimo Sacramento.

E a 12 de Abril de 1630, com cinco outros membros da Ordem Terceira Franciscana, iniciam o Lausperene, em perpétua adoração do Santíssimo Sacramento.

Porém, uma nova visão anuncia que este pequeno grupo se transformará num convento de trinta e seis religiosas. Quase um ano depois, em 13 de Abril de 1631, o grupo transforma-se em Recolhimento das Religiosas Escravas do Santíssimo Sacramento, que ficará sediado na casa da família de Maria do Lado.

Maria de Brito faleceu treze mais tarde, em 28 de Abril de 1632. Ela recebeu o nome de Maria do Lado já no seu leito de morte. A escolha deste nome é uma referência à chaga lateral que Cristo recebeu na Cruz. A pedido de seu pai, António do Rego, que, desde 1631, integrava igualmente a Ordem Terceira Franciscana, o corpo de Maria do Lado será enterrado na igreja paroquial do Louriçal.

A construção da igreja do Recolhimento iniciar-se-á em 28 de Abril de 1640. Estarão presentes ao acto o arcebispo de Coimbra, D. João Mendes de Távora e o conde da Ericeira, D. Fernando de Meneses. A sua inauguração terá lugar nos inícios de 1646. Cinco anos mais tarde, em 30 de Agosto de 1651, será transladado para esta igreja os restos mortais de Maria do Lado.

Alguns anos mais tarde, em 1688, o conde da Ericeira, D. Fernando de Meneses, pede a D. Pedro II que o Recolhimento seja oficialmente transformado em convento. A autorização real será emitida a 16 de Agosto de 1688.

E o Recolhimento será finalmente transformado em Convento em 1709.

A construção do Convento do Louriçal deve-se a D. João V, na sequência de uma promessa que ainda enquanto príncipe fez. Na altura, foi escolhido para seu mestre e confessor o padre Francisco da Cruz, irmão da Madre Maria do Lado, que, aquando da doença de bexigas de sua alteza e com receio que ele não sobreviria, levou a cruz que fora de sua irmã para a sua alteza beijar e pendurou-a à sua cabeceira, fazendo votos a Deus e à sua serva, prometendo que se saísse daquela enfermidade, fundaria um convento, que a Madre já dera princípio.

Construído e povoado o convento, as religiosas continuaram a utilizar para os actos de culto na igreja que fora do Recolhimento Franciscano, até o Rei D. João V ter conhecimento e mandar construir uma nova Igreja. Para que as obras se concretizassem e o convento ficasse de todo desafogado, fez-se um protocolo com a Câmara do Louriçal em 1734. Este acordo delineava uma nova urbanização do lugar, pois a construção de uma nova igreja e torre do relógio implicava o derrubamento de casas, a abertura de novas ruas e a construção de uma praça.

A 11 de Março de 1878 morre a última irmã professa, recebendo a comunidade um decreto de extinção. O bispo, em defesa das pupilas do convento, solicitou a licença ao rei para que pudessem continuar a viver no Convento do Louriçal. O rei acedeu.

Mais tarde, pela instalação da República, em 1910, as religiosas foram expulsas do convento pelos Militares, para que fosse instalado aí um posto da GNR, que lá funcionou até 1925. Em 1927, a propriedade foi leiloada e comprada pela Predial Económica Limitada de Coimbra, com dinheiros da Madre Nazaré e das outras irmãs ainda vivas.

Em 1932, no terceiro centenário da morte da Madre Maria do Lado, deu entrada uma noviça conhecida por Madre Teresa. Que, quando em 1940, foi eleita para a Abadessa da comunidade, logo se preocupou em mudar a situação moral da comunidade, pois, até aí só podiam emitir votos temporários. Tanto trabalhou para modificar a sua condição que conseguiu alcançar a licença de votos perpétuos, para em 1956, alcançar também o Reconhecimento Canónico da comunidade. <a href="https://www.cm-pombal.pt/viver-2/museus-e-patrimonio/convento-do-lourical/" rel="nofollow">www.cm-pombal.pt/viver-2/museus-e-patrimonio/convento-do-...</a>
Dato
Fonto Convento do Louriçal - Portugal 🇵🇹
Aŭtoro Vitor Oliveira from Torres Vedras, PORTUGAL
Pozicio de la fotilo40° 00′ 13,83″ No, 8° 44′ 12,49″ Ok Kartographer map based on OpenStreetMap.Tiu cxi bildo kaj pliaj sur OpenStreetMapinfo

Permesiloj:

w:eo:Creative Commons
atribuite samkondiĉe
Ĉi tiu dosiero estas disponebla laŭ la permesilo Krea Komunaĵo Atribuite-Samkondiĉe 2.0 Ĝenerala.
Vi rajtas:
  • kunhavigi – kopii, distribui kaj publikigi la verkon
  • aliigi – modifi, adapti, kompletigi, transformi, uzi la tutan verkon aŭ ties partojn, memstare aŭ en aliaj verkoj
La verko rajtas esti kunhavigata nur:
  • atribuite – Vi devas atribui aŭtorecon, liveri ligilon al la permesilo kaj marki ĉu ŝanĝoj estis faritaj. Faru tion en aprobinda maniero, tamen ne sugestante, ke permesinto aprobas vin aŭ vian uzon.
  • samkondiĉe – Se vi rekombinas la verkon, transformas ĝin aŭ kreas devenaĵon bazitan sur ĝi, vi rajtas distribui la rezultan verkon nur laŭ la sama aŭ kongrua permesilo kompare kun ĉi tiu.
This image was originally posted to Flickr by Portuguese_eyes at https://flickr.com/photos/21446942@N00/29148195048 (archive). It was reviewed on la 29-a de aprilo 2019 by FlickreviewR 2 and was confirmed to be licensed under the terms of the cc-by-sa-2.0.

la 29-a de aprilo 2019

Titoloj

Donu unulinian priskribon de la enhavo de ĉi tiu dosiero

Eroj prezentitaj en ĉi tiu dosiero

montras

40°0'13.835"N, 8°44'12.487"W

image/jpeg

7490abd14cc7dd07e98fff32bf249398d1eae915

1 216 548 bajto

3 790 rastrumero

2 526 rastrumero

Dosierhistorio

Alklaku iun daton kaj horon por vidi kiel la dosiero tiam aspektis.

Dato/HoroBildetoGrandecojUzantoKomento
nun09:49, 23 maj. 2024Bildeto por versio ekde 09:49, 23 maj. 20242 526 × 3 958 (1,2 MB)ReneeWritesRemoved watermark, perspective correction
02:09, 29 apr. 2019Bildeto por versio ekde 02:09, 29 apr. 20192 526 × 3 790 (1,16 MB)TmTransferred from Flickr via #flickr2commons

La jena paĝo ligas al ĉi tiu dosiero:

Suma uzado de la dosiero

La jenaj aliaj vikioj utiligas ĉi tiun dosieron:

Metadatumoj